Crash Bandicoot uh oh, quem nunca ouviu essa expressão icônica do famoso personagem dos jogos de videogame? Criado em 1996, Crash Bandicoot tornou-se um dos personagens mais famosos e queridos pelos jogadores de todo o mundo.

A história de Crash começa com a criação do estúdio Naughty Dog, em 1986, pelos amigos Andy Gavin e Jason Rubin. Inicialmente, a empresa desenvolvia jogos para o computador Apple II, mas logo migrou para o mercado de consoles, lançando jogos como Dream Zone, Keef the Thief e Way of the Warrior.

Em 1994, a Naughty Dog estava procurando um novo projeto que pudesse alavancar a empresa. Foi então que surgiu a ideia de criar um jogo de plataforma em 3D, com um personagem carismático e engraçado que pudesse competir com os grandes títulos do momento, como Mario e Sonic.

Assim nasceu Crash Bandicoot. O jogo foi lançado em 1996 e imediatamente se tornou um sucesso de vendas. O enredo do jogo gira em torno de um bandicoot chamado Crash que, com a ajuda da sua irmã Coco, precisa resgatar a sua namorada Tawna das garras do malvado Dr. Neo Cortex. O jogo foi elogiado pela sua jogabilidade, gráficos e música, além de apresentar um protagonista carismático e engraçado.

Com o sucesso de Crash Bandicoot, a Naughty Dog assinou um contrato com a Sony para desenvolver mais jogos da franquia. Em 1997, foi lançado Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, que seguiu a mesma fórmula do primeiro jogo, mas com algumas melhorias. Em 1998, foi lançado o terceiro jogo, Crash Bandicoot: Warped, que se tornou ainda mais popular que os anteriores.

No entanto, em 1999, a Naughty Dog decidiu se afastar da franquia Crash Bandicoot para se concentrar em outros projetos, como Jak and Daxter e Uncharted. A responsabilidade de continuar a franquia foi passada para outros estúdios, como a Traveller's Tales e a Vicarious Visions, mas os jogos seguintes não tiveram o mesmo sucesso dos primeiros.

Em 2008, a Sierra Entertainment, que havia adquirido os direitos da franquia Crash Bandicoot, anunciou que não iria mais produzir novos jogos da série. Desde então, a franquia tem estado em um limbo, com poucas esperanças de um novo título.

No entanto, em 2017, a Activision anunciou o lançamento de uma coletânea remasterizada dos três primeiros jogos da franquia para o PlayStation 4, Xbox One e PC. O sucesso da coletânea, chamada de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, renovou as esperanças dos fãs da franquia por novos jogos.

Em resumo, a história de Crash Bandicoot é uma mistura de sucesso e altos e baixos. O jogo foi criado com o objetivo de competir com os grandes títulos do momento e acabou se tornando um sucesso de vendas e crítica. No entanto, a franquia passou por algumas mudanças de estúdio e algumas tentativas fracassadas de novos jogos. Mas, graças à coletânea remasterizada, Crash Bandicoot ainda vive no coração dos jogadores como um dos personagens mais icônicos dos jogos de videogame.